Os meios de transportes são a forma de nos conectar com o mundo e os canais de interligação marítima são essenciais para o desenvolvimento do comércio internacional. Confira os canais mais importantes para diminuir rotas:
Canal da Mancha
É um dos mais intensos do mundo, liga a Europa, França e Inglaterra. Com uma área aproximada de 75.000 km2.
Foi palco de diversas batalhas e representou papel importante quando a Inglaterra foi invadida tanto pelas tropas de Napoleão quanto pelos nazistas. Serviu de proteção para a Inglaterra com o resto do continente.
Chamado pelos franceses de Le Manche, a palavra “manche” em francês não significa “mancha” e sim “manga”, pelo fato de que o canal constitui em um braço de mar que une o Oceano Atlântico ao Mar do Norte.
Canal de Suez
Ficou muito conhecido nesse ano de 2021, depois que um navio encalhou e bloqueou o canal onde passa 12% da economia mundial.
O canal de Suez é um canal artificial localizado no Egito, liga o mar mediterrâneo com o mar vermelho. Está entre o continente asiático e africano.
Ele possui cerca de 195 km de extensão, 170 metros de largura e 20 metros de profundidade, sendo um dos canais mais longos do mundo
Canal do Panamá
Esse canal, com extensão de 82 km, permite a comunicação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, facilita o comércio entre Ásia e Europa passando pela América.
Para atravessar, um navio leva de 6 a 8 horas. As principais rotas são as associadas à Costa Leste dos Estados Unidos e há também fluxo com origem europeia para a Costa Oeste dos Estados Unidos e do Canadá.
Os canais são criados para facilitar as navegações e expandir as relações entre diversas partes do mundo.
Confira também: 7 dicas para planejar e prospectar viagens de negócios no exterior.
Comments